
Foi uma honra para todos nós do Capítulo São Paulo do IIBA ter a participação de palestrantes e público de tão alto nível na nossa 2a Conferência de Análise de Negócios, realizada em 30 de maio de 2012, para compartilhar experiência e discutir modelos de aplicação da Análise de Negócios em diferentes organizações.
Ficamos felizes em saber que a Conferência de 2011 trouxe frutos para as organizações participantes, que puderam rever seus modelos e aprimorar suas práticas, e estamos certos de que os participantes dessa 2a edição levarão consigo novas idéias e inspiração para colocar em prática dentro de casa.
Neste artigo, faço um pequeno resumo das apresentações que ocorreram em nosso evento e compartilho com vocês as apresentações de todos os palestrantes para que possam rever e compartilhar dentro de suas organizações.
Abertura
Na abertura do evento, após apresentar rapidamente o que é análise de negócios, o IIBA e as atividades em andamento no Capítulo São Paulo, apresentei uma cena do filme "Como enlouquecer seu chefe" fazendo uma provocação a todos os presentes. Em uma dinâmica de interação, participantes de diferentes empresas trabalharam juntos para discutir como a Análise de Negócios pode gerar valor nas empresas. |

Fabrício Laguna
Presidente do IIBA Capítulo São Paulo
|
 |
O resultado foi colado com post-its sobre as áreas de conhecimento do Guia BABOK. O clima de colaboração e troca de experiências se manteve durante todo o restante do evento com bate papos nos intervalos e perguntas aos palestrantes ao final de cada apresentação.
|
Telefônica Vivo
Patrícia Orn fez a abertura apresentando a estrutura da organização que é hoje o 6o maior grupo de telecomunicações no Mundo. Reynaldo Costa Souza apresentou uma visão macro dos processos de TI e sua relação com o Negócio e com o Modelo de Referência das áreas de conhecimento propostas no Guia BABOK. Por fim, Alcino Vieira Cardoso Filho apresentou uma visão prática de como a metodologia de gestão de requisitos da Telefônica Vivo atua nas diferentes etapas do processo de desenvolvimento de soluções de TI e como esta metodologia tem se desenvolvido determinando papéis, processos e orientando os profissionais para realizarem entregas com maior qualidade.
|

Patrícia Orn
Diretora de Qualidade e Gestão de Demandas da Telefônica | Vivo
|
Acesse a apresentação da Telefônica Vivo. Bicbanco
Monica Conciani de Moraes apresentou as dificuldades e conquistas nas mudanças feitas na TI do Bicbanco para a implantação de conceitos e práticas de análise de negócios em conjunto com arquitetura, metodologia de desenvolvimento de sistemas e uma área de qualidade. Dentre as principais dificuldades, Mônica deu destaque aos aspectos comportamentais envolvidos na mudança das pessoas para a adoção de uma metodologia. O ponto chave para alcançar o sucesso tem sido trabalhar com as Crenças e Valores da equipe. |

Monica Conciani de Moraes
Gerente de Desenvolvimento, Arquitetura e Qualidade do BIC Banco
|
Acesse a apresentação do Bicbaco. Banco do Brasil
Onildo Andrade Júnior narrou como foi a estruturação da área de relacionamento de TI com as áreas de negócio. Inspirado pelas palestras assistidas na 1a Edição da Conferência de Análise de Negócios do IIBA São Paulo, o Banco do Brasil decidiu rever sua forma de trabalho e reestruturar a forma como TI interage com negócio. Os papéis de Analista de Relacionamento e Analista de Requisitos foram unificados em um Analista de Negócios que atua mais proativamente junto às áreas clientes e acompanha as demandas de início a fim, garantindo o alinhamento estratégico. Para dar conta do recado, a capacitação do analista de negócios foi também adequada de acordo com as competências fundamentais descritas no Guia BABOK. Este papel tem evoluido consideravelmente dentro da organização, obtendo progressivamente maior confiança e sentimento de valor agregado junto às áreas de negócio. |

Onildo Andrade Júnior
Gerente Executivo de TI do Banco do Brasil
|
Acesse a apresentação do Banco do Brasil. Serasa Experian
Gilmara Lidorio, Analista de Negócios na Serasa Experian |
Gilmara Lidório e Ailton Silva apresentaram como os Analistas de Negócios desempenham na prática os processos do Guia BABOK de acordo com a metodologia de desenvolvimento da Serasa Experian. Compartilharam também as lições aprendidas nos últimos 2 anos, onde o analista de negócios assumiu uma carga de responsabilidades superior a que conseguia entregar, o que gerou frustrações e insatisfações. Retirar do Analista de Negócios as atividades de Gerente de Projetos foram fundamentais para que ele pudesse focar nos requisitos e na missão de seu papel. |
Ailton Silva, Analista de Negócios na Serasa Experian |
Acesse a apresentação da Serasa Experian. Instituto do Câncer do Estado de São Paulo
Sandra Nitta narrou como a utilização de práticas de Análise de Negócios puderam transformar a forma como TI vinha sendo vista pelas áreas clientes da organização. Partindo de uma situação frágil e de baixa credibilidade onde TI era vista apenas como área de apoio e centro de custo, em pouco mais de 3 anos a TI alcançou reconhecimento e papel participante nas definições de estratégias de operação do hospital. Dois papéis diferentes, com competências e responsabilidades distintas foram criados para garantir a boa condução da Análise de Negócios: o Analista de Negócios e o Analista de Sistemas Funcional. |

Sandra Niita
Gerente de TI
|
Acesse a apresentação do ICESP Mesa de Discussão
Ao final do evento o Professor Marcelo Pessoa fez o fechamento do evento promovendo uma síntese do que foi apresentado no dia e conduzindo uma mesa de debates com todos os palestrantes e a participação de questões do público. |
 Da esq para a dir: Ailton Silva, Monica Conciani de Moraes, Sandra Nitta, Alcino Vieira Cardoso Filho, Onildo Andrade Jr, Fabrício Laguna e o Moderador Prof. Dr. Marcelo Pessoa, Diretor de Educação do IIBA Capítulo São Paulo |
Obrigado a todos e contamos com a presença de cada um de vocês na conferência do ano que vem.
Fabrício Laguna, CBAP, PMP Presidente do IIBA Capítulo SP
Agradecimentos especiais aos nossos patrocinadores e apoiadores.
Apoio:

|
Concessão do Anfiteatro da Telefônica Vivo
|

|
Coordenação do processo de inscrições
|
 |
Coordenação logística e apoio de marketing |
Patrocínio:
|