Experiência do Cliente, Business Transformation e Digitalização de Negócios: Onde o Analista de Negócios se encaixa nisso?

por Alexandre Magno Mello em 21/11/2016 Alexandre Magno

Infelizmente vou começar com um clichê: O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo. A luta é feroz e muitos vão ficar pelo meio do caminho.

Eu vejo o mundo dos negócios atual como uma arena romana onde as empresas, como os gladiadores, brigam entre si e contra algumas surpresas mandadas pelo governo que, por meio de regulações, pode mudar o jogo em andamento e alterar a relação de força entre elas.

Assim, na luta pela sobrevivência da concorrência, cada empresa escolhe suas armas e os clientes levantam ou abaixam o polegar em uma avaliação pública, via redes sociais, definindo a sobrevivência ou não de cada uma dessas empresas.

Não fosse o imperativo da ética e das leis teríamos um verdadeiro vale-tudo onde o mais forte sempre ganharia do mais fraco. Podendo contar com as mesmas armas, a vantagem passa a ser de quem tem a melhor estratégia de luta, isto é, os modelos de negócio