BA DAY INOVAÇÃO - Entrevista Alceu Bravo

BA-DAY 2018 - ENTREVISTA


[IIBA BA-DAY - INOVAÇÃO NA MIRA DA ANÁLISE DE NEGÓCIOS - ENTREVISTA]

Transformação Digital e Inovação

 

Como reinventar os negócios e como se reinventar?

 
     
 
André Lupu
Alceu Bravo
 
     
 

Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre os palestrantes que participarão do BA-DAY do dia 31/10/2018 resolvemos fazer algumas perguntas para eles. Confira abaixo as respostas.

IIBA: Para você, qual o maior desafio para um profissional ao atuar com o tema Inovação?

Alceu Bravo: Inovação geralmente é fruto de um ecossistema que proporciona condições para ela prosperar. Um desafio comum é que muitas empresas não provém ambientes de trabalho que promovem a Inovação - por exemplo, são avessas a experimentação e riscos. Nessas situações, o profissional tem que investir energia e procurar incentivar colegas e buscar acesso a ecossistemas externos de Inovação.


IIBA: Quais foram, em sua experiência, as principais dificuldades encontradas ao trabalhar com iniciativas que demandam inovação?

Alceu Bravo: Inovação se faz com experimentação, mergulhando no contexto das pessoas para entender seus problemas, propondo e testando soluções. Esta mentalidade de experimentação é um desafio em muitas empresas. Observar genuinamente e de cabeça aberta o que os experimentos revelam também é, já que nossa cabeça tem o viés cognitivo de buscar confirmar aquilo em que a gente já acredita de antemão.


IIBA: O que você diria para um profissional que estivesse começando um projeto que envolve inovação?

Alceu BravoComece mergulhando no problema antes de propor soluções, e procure se colocar no lugar do cliente. Desaprenda o que sabe para aprender com o que está observando. Crie então algumas alternativas e selecione as mais promissoras. Faça protótipos e realize testes antes de investir muito. Desenvolva iterativamente com princípios ágeis.


IIBA: Qual foi a maior lição que você teve no último ano?

Alceu Bravo: Ajudei uma empresa bem estabelecida a criar uma unidade de negócios digital de maneira orgânica. Estamos criando negócios que nunca existiram, não sabemos de antemão como serão. Minha maior lição dessa experiência: a criação é uma jornada de exploração e aprendizado.


IIBA: Alerta de spoiler: Por favor, você poderia adiantar e nos descrever algum ponto de sua palestra para o BA-DAY - Inovação na Mira da Análise de Negócios?

Alceu BravoOpa, posso sim. Vou discutir áreas de oportunidade que a transformação digital traz para profissionais de Análise de Negócios, em particular a gestão de produtos digitais.


 




 

Fale Conosco

Sua opinião e muito importante para nós. Envie seu feedback para o IIBA.BR

Saiba mais...

IIBA no mundo

Conheça um pouco mais sobre o IIBA.


Saiba mais...


Pesquisa Salarial 2021

Quem são e quanto ganham os analistas de negócios?

Participe...


6º GEBOL

Grupo de Estudos do Guia BABOK v3 Online

Participe...


Home | Eventos | Artigos | Sobre o IIBA | Capítulos Nacionais | Fale conosco
Copyright 2012 IIBA.br - www.iiba.org.br
design.zer0
desenvolvido.VINIT