BA DAY INOVAÇÃO - Guilherme Wroclawski

BA-DAY 2018 - ENTREVISTA


[IIBA BA-DAY - INOVAÇÃO NA MIRA DA ANÁLISE DE NEGÓCIOS - ENTREVISTA]

Mobile apps

 

Uma história de inovação em negócios

 
     
 
André Lupu
Guilherme Wroclawski
 
     
 

Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre os palestrantes que participarão do BA-DAY do dia 31/10/2018 resolvemos fazer algumas perguntas para eles. Confira abaixo as respostas.

IIBA: Para você, qual o maior desafio para um profissional ao atuar com o tema Inovação?

Guilherme: Romper paradigmas de que a inovação não está ao alcance, que a inovação é para alguns poucos ou só para aqueles que possuem grande background em tecnologia. Não há dúvidas que a inovação tecnológica é uma importante frente e muitas vezes dita o ritmo evolutivo dos negócios nos dias atuais, porém na minha opinião existe uma outra frente, a inovação incremental de negócios, que encontra falhas, brechas ou otimiza execuções de modelos atuais melhorando a entrega final, seja ela um produto ou um serviço.


IIBA: Quais foram, em sua experiência, as principais dificuldades encontradas ao trabalhar com iniciativas que demandam inovação?

Guilherme: Conciliar a boa execução de um serviço que inove de alguma forma e o entendimento/comunicação do mercado sobre essa melhoria (time to market)


IIBA: O que você diria para um profissional que estivesse começando um projeto que envolve inovação?

Guilherme: Comece! Ainda mais se tratando da inovação incremental de negócios, a experimentação e a prática de qualquer iniciativa inovadora vai com certeza revelar oportunidades (e claro obstáculos) que podem orientar a condução dessa iniciativa. Ou seja, tentativa e erro, bem como aprender rápido são muito importantes.


IIBA: Qual foi a maior lição que você teve no último ano?

Guilherme: O MVP (produto mínimo viável). Não tenho dúvidas da importância de um bom Business Plan ou do conhecimento de causa ao se preparar para empreender, porém cada vez mais chego a conclusão que nenhum momento tem mais valor em qualquer iniciativa de negócios, que começar a execução e se expor às oportunidades e obstáculos que certamente existem e que podem não estar no seu plano de negócio.


IIBA: Alerta de spoiler: Por favor, você poderia adiantar e nos descrever algum ponto de sua palestra para o BA-DAY - Inovação na Mira da Análise de Negócios?

Guilherme: Levarei meus casos com minhas startups relatando um pouco do que acredito ser essa frente da inovação incremental, onde a tecnologia é a plataforma, o meio e não o fim, para se encontrar brechas de negócios ou melhorias para os usuários/consumidores.


 



 

Fale Conosco

Sua opinião e muito importante para nós. Envie seu feedback para o IIBA.BR

Saiba mais...

IIBA no mundo

Conheça um pouco mais sobre o IIBA.


Saiba mais...


Pesquisa Salarial 2021

Quem são e quanto ganham os analistas de negócios?

Participe...


6º GEBOL

Grupo de Estudos do Guia BABOK v3 Online

Participe...


Home | Eventos | Artigos | Sobre o IIBA | Capítulos Nacionais | Fale conosco
Copyright 2012 IIBA.br - www.iiba.org.br
design.zer0
desenvolvido.VINIT