Muitos profissionais e empresas entendem que fazer Análise de Negócio é fazer Análise de Requisito.
Com toda razão, eles estão certos !!!
A Análise de Negócio enfatiza todas as iniciativas e técnicas em prol de uma Análise de Requisitos correta, precisa e sistemática.
No entanto, ao enaltecer as boas práticas da Análise de Requisitos, a Análise de Negócio mostra que os Requisitos formam apenas uma parte do contexto.
Ela evidencia que muito antes do requisito, que já é uma ideia formatada, surge uma necessidade por parte de alguém.
Via de regra, essa ideia é primeiramente discutida por um pequeno grupo de pessoas na informalidade.
Se a ideia é boa, aí sim pensa-se na sua viabilidade, na sua utilidade, se ela tem condições de ser aprovada, se existe ambiente e condições para ela poder ser implementada.
Passando por esses obstáculos, a ideia está em condições de se tornar um requisito.
Outro ponto importante é que a Análise de Requisito vai até o ponto onde o requisito se tornou uma solução pronta para entrar em operação.
Já a Análise de Negócio vai muito além:
Quem for usar a solução proposta pelo requisito já o sabe usar?
Como se passa de uma situação para a nova situação necessária para a nova solução?
A construção do requisito pode ser reutilizada?
A implantação da solução pode expor o ambiente a algum risco?
Existe prioridade na implantação?
Nesse evento abordaremos esses e outros dilemas existenciais da vida do Analista de Negócio no mundo real..
Inscreva-se e, principalmente, compareça. Troque experiências....
Selma Sampaio de Carvalho
Formada em Análise de Sistemas pela FATEC - Unesp – SP, MBA em Telecomunicações pela FGV-RJ, Mestrado em Administração de Empresas pela PUC.
Certificada em gerenciamento de Projetos PMP pelo PMI, e profissional de Tecnologia da Informação com 31 anos de experiência, atuando em grandes empresas como Rhodia S/A, Price Watehouse Coopers, Oi, Grupo EBX. Gigante Consultoria e Porto Seguro.
Instrutora de cursos de Gerenciamento de Projetos – Ibmec-RJ, em cursos de Pós graduação e turmas fechadas – 2011 e 2012 e na FIAP – SP, em curso de Pós graduação em Engenharia de Software, módulo de Análise de Negócios desde Fevereiro 2014 e Módulo de Gestão de Pessoas e Liderança (Agosto 2015) e conteúdista de curso EAD – Preparatório para Certificação (RH e Integração).
Mentoring para Analistas de negócios na Porto Seguro - (Junho 2013 a junho de 2014), com ênfase na capacitação de profissionais recém migrados para a função, visando o desenvolvimento das competências esperadas para o bom desempenho da análise de negócios.
Atualmente na Governança de TI da Porto Seguro, desde Outubro de 2014, atuando no Relacionamento de TI com os clientes internos, identificando oportunidades de melhorias nos processos de TI em geral, auxiliando na condução de Fóruns Mensais para desenvolvimento de profissionais de TI e atuando junto aos clientes na melhoria do nível de satisfação com a TI, acompanhando os planos de ações desenvolvidos pelas áreas de sistemas e apoio.
Pós Graduada em Psicologia Positiva integrado com Coaching em 2016 na PSI +.
Atualmente, também é coordenadora do Primeiro curso de MBA em Análise de Negócios no BRASIL pela FIAP-SP, lançado em Abril 2017.
Arsinoe Wilche
Atualmente, é Business Analyst na Volkswagen Financial Services, desde abril / 2014.
Foi Analista de Produtos no Banco Itau, de janeiro/2012 a maio/2013, quando passou a ser Analista de Sistemas até
abril de 2014. Antes de ser efetivado, foi também trainée no Banco Itau, entre janeiro/2011 e dezembro/2011.
Profissionais praticantes ou interessados na área de Análise de Negócios em qualquer de suas perspectivas: (incluindo, mas não limitadas a) TI, BI, BPM, Ágil e Arquitetura de Negócios.
Fundação Carlos Alberto Vanzolini
Av. Paulista, 967 - 3o andar - Administração
Horário | Atividades | |
09:00 | 09:30 | Credenciamento |
09:30 | 09:40 | Informações sobre o IIBA Capítulo São Paulo e patrocinadores |
09:40 | 11:10 | Palestra |
11:10 | 11:15 | Encerramento |
Inscrições até 21/03/2018
Para mais Informações:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
| |
EventList powered by schlu.net