BA DAY 2018 - Entrevista Paulo Gouveia

BA-DAY 2018 - ENTREVISTA


Extensão Ágil do BABOK

 

Análise de Negócios além do Guia

 
     
 
Paulo Gouveia
Paulo Gouveia
 
     
 

Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre os palestrantes que participarão do BA-DAY 2018 resolvemos fazer algumas perguntas para eles. Confira abaixo as respostas.
 

IIBA-SP: Em sua experiência, quais foram as principais dificuldades encontradas em aplicar os conceitos de agilidade em sua organização?

Gouveia: Uma das principais dificuldades que encontrei foi fazer com que as partes interessadas absorvessem a ideia que agilidade não é sinônimo de rapidez. É difícil, para clientes que possuem a visão tradicional de projeto, entender que agilidade busca encontrar e entregar antecipadamente uma parte da solução - funcionando - que agrega valor ao negócio.

IIBA-SP: Na sua opinião, qual o maior desafio para um Analista de Negócio ao atuar na perspectiva Ágil?

Gouveia: O maior desafio é ajudar a dimensionar, para o desenvolvimento, a fatia correta da solução a ser construída, ou seja, auxiliar o cliente ou o P.O. a analisar e priorizar aquilo que realmente traz retorno.

IIBA-SP: Qual sugestão você daria para uma empresa que estivesse iniciando um projeto utilizando métodos Ágeis?

Gouveia: Primeiramente faça com seus colaboradores entendam o conceito de agilidade, através de palestras, workshops ou treinamentos, pois começar a utilizar uma metodologia Ágil parte de uma mudança de paradigma, ou como está na moda dizer, é uma mudança de mindset.

IIBA-SP: Qual foi a maior lição que você teve no último ano?

Gouveia: Aprendi na prática que o conceito da agilidade vai muito além do desenvolvimento de software e, pela sua própria concepção de adaptabilidade, pode ser aplicado em todas as áreas e projetos de uma empresa.

IIBA-SP: Alerta de spoiler: Por favor, você poderia adiantar e nos descrever algum ponto de sua palestra para o BA-DAY 2018?

Gouveia: Na apresentação mostraremos que ao estudar o Guia do BABOK, pode ser um pouco confuso dimensionar e aplicar o conceito de agilidade nas áreas de conhecimento, mesmo tendo a perspectiva ágil. Para suprir essa lacuna, veremos que a Extensão Ágil do Guia do BABOK nos traz alguns esclarecimentos.

 




 

Fale Conosco

Sua opinião e muito importante para nós. Envie seu feedback para o IIBA.BR

Saiba mais...

IIBA no mundo

Conheça um pouco mais sobre o IIBA.


Saiba mais...


Pesquisa Salarial 2021

Quem são e quanto ganham os analistas de negócios?

Participe...


6º GEBOL

Grupo de Estudos do Guia BABOK v3 Online

Participe...


Home | Eventos | Artigos | Sobre o IIBA | Capítulos Nacionais | Fale conosco
Copyright 2012 IIBA.br - www.iiba.org.br
design.zer0
desenvolvido.VINIT