Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre os palestrantes que participarão do BA-DAY do dia 31/10/2018 resolvemos fazer algumas perguntas para eles. Confira abaixo as respostas.
IIBA: Para você, qual o maior desafio para um profissional ao atuar com o tema Inovação?
André Lupu: Aprender a dizer “não sei”. As inovações não surgem de quem responde sempre “eu sei”. Quem segue nesta linha estará sempre repetindo algo que ela ou outra pessoa já fez. Nenhum problema em continuar fazendo o que deu certo, mas não espere um resultado diferente agindo desta forma. Até por isso não precisamos ser inovadores sempre, mas quando precisamos, o “não sei” passa a ser um pré-requisito.
IIBA: Quais foram, em sua experiência, as principais dificuldades encontradas ao trabalhar com iniciativas que demandam inovação?
André Lupu: Acreditar que ter apenas um ambiente descontraído chamado “garagem” irá tornar as empresas e pessoas mais inovadoras; Disputas internas pelas melhores ideias impossibilitando a força da cocriação e inteligência coletiva; Esperar o momento perfeito para colocar algo novo no mercado perdendo a chance do que há de mais valioso: feedbacks rápidos dos clientes.
IIBA: O que você diria para um profissional que estivesse começando um projeto que envolve inovação?
André Lupu: Tenha certeza que entendeu o real problema. Preocupa-se mais com o problema do que realmente com a solução. Comece pelo “desejável” antes de se preocupar com as limitações financeiras e técnicas.
IIBA: Qual foi a maior lição que você teve no último ano?
André Lupu: Preocupe-se mais em desenvolver o que o cliente quer do que em fazer os clientes quererem o que você desenvolveu.
IIBA: Alerta de spoiler: Por favor, você poderia adiantar e nos descrever algum ponto de sua palestra para o BA-DAY - Inovação na Mira da Análise de Negócios?
André Lupu: Precisamos reformular a frase: “Não me traga problemas, apenas soluções”.