Perguntas frequentes


  • A Certificação CBAP® já está disponível no Brasil?

Sim, já existem centros de testes em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília. Todos os interessados devem fazer o processo de "application" e serem aprovados para prestar o exame. O processo de "application" pode ser feito no site do IIBA® Internacional e as instruções encontram-se no link: http://www.iiba.org/Certification-Recognition/CBAP-Designation/CBAP-Apply.aspx.


  • O IIBA® oferece cursos de Análise de Negócios?

Não. De acordo com o estatuto do IIBA® Internacional, os capítulos não podem realizar treinamentos, porém o IIBA® tem como prática identificar os fornecedores cujos cursos estão baseados no BABOK e endossá-los como provedores de educação (EPSs - Endorsed Education Providers). A lista dos fornecedores endossados, EPPs, encontra-se no site do IIBA® Internacional (www.theiiba.org). Dos EPPs listados no site, poucos têm atividades no Brasil e em sua maioria oferecem apenas cursos in-company. Existem outras empresas que oferecem cursos de Análise de Negócios no Brasil mas não são endossadas pelo IIBA®. Informações específicas sobre os cursos devem ser obtidas diretamente junto às instituições que os oferecem.


  • Como posso me tornar um voluntário do IIBA® Capítulo São Paulo?

Para se tornar um voluntário, você pode preencher o formulário de contato informando seu interesse ou enviar um email para qualquer um dos membros da diretoria.


  • Não resido em São Paulo. Posso me tornar um membro do IIBA® Capítulo São Paulo mesmo assim?

Sim. A associação ao Capítulo não requer que o membro resida em São Paulo. A participação não se restringe aos encontros presenciais, você pode ajudar e acompanhar o que acontece mesmo à distância, através de nosso site, nossa Newsletter, emails e demais veículos de comunicação que serão disponibilizados no futuro.


  • Como faço para aquirir a versão 2.0 do BABOK®?

A versão 2.0 do BABOK® foi divulgada em 31 de março de 2009, e está disponível em diversas formas: Versão pdf: está disponível gratuitamente para membros e mediante uma taxa de $25.00 USD para não membros.Para adquirir o BABOK®, acesse diretamente o site do IIBA® Internacional, clicando aqui. Versão Impressa: a publicação também está disponível em formato impresso e pode ser comprada via internet em sites de livrarias internacionais. Versão Online: após um ano da publicação da versão 2.0 em pdf, o IIBA divulgou o BABOK no site do Google Books também.