Atividades do capítulo


Eventos Mensais do IIBA Capítulo SP

Mensalmente o IIBA SP promove palestras e workshops gratuitos, abertos a toda a comunidade de praticantes da Análise de Negócios. A cada mês um especialista convidado ministra uma apresentação ou modera um debate com os participantes sobre um tema considerado relevante por nossa associação.

No histórico já foram apresentadas técnicas de elicitação de informações, de modelagem de requisitos, processos e regras de negócio, orientações para o planejamento das atividades do analista de negócios, a relação entre os papéis do analista de negócios com outros papéis, a arquitetura de negócios, testes e qualidade, cases de aplicação da análise de negócios entre diversos outros.

Os encontros acontecem com o apoio da Fundação Vanzolini que cede o local para sua realização.

Local e horário de realização:

Av. Paulista, 967 das 9hs às 11hs da manhã.

Para participar consulte a agenda de eventos no Portal IIBA.BR e faça sua inscrição com antecedência.

Palestrantes

Se você é palestrante e gostaria de submeter um assunto para ministrar nos eventos mensais, escreva um email com seu nome, mini-biografia, assunto e pequeno resumo do que quer apresentar para eventos@saopaulo.iiba.org com o título Submissão de palestra.

Grupo de Estudos

São coordenados pelo IIBA SP uma turma de grupo de estudos do Guia BABOK por semestre.

Os encontros são realizados em 8 encontros, semanalmente com um número máximo de 12 (doze) participantes previamente inscritos. Cada encontro conta com a presença de um facilitador voluntário do IIBA Capítulo São Paulo que é especialista em Análise de Negócios e garante o cumprimento dos objetivos de cada encontro.

O Grupo de Estudos é uma excelente oportunidade para fazer contatos com pessoas inseridas na área e trocar experiências que preparam o estudante para o mercado de trabalho.

O Guia BABOK é dividido em 8 partes que são previamente estudadas pelos participantes do grupo para serem discutidas nos encontros. Sugerimos, pelo menos, 3h de estudo prévio por semana para leitura do Guia nos assuntos a serem discutidos. Para um dos encontros será necessário preparação adicional de alguns participantes, o que será informado durante o primeiro encontro.

Para inscrever-se no próximo grupo de estudos, verifique se já foi anunciado na agenda de eventos no Portal IIBA.BR e faça sua inscrição com antecedência.

Caso tenha dúvidas ou queira mais informações, escreva para grupodeestudos@saopaulo.iiba.org Conferência de Análise de Negócios

O Capítulo São Paulo do IIBA promove anualmente um evento com a participação de empresas pioneiras da análise de negócios no mercado brasileiro que compartilham suas experiências, aprendizados e dificuldades na adoção desta disciplina.

Objetivo

Possibilitar a troca de experiências e colocar em contato as organizações brasileiras que têm utilizado o Guia BABOK® como modelo de referência para a adoção de práticas de Análise de Negócios.

Público Alvo
  • Profissionais que atuam como gestores de negócios ou de áreas ligadas a mudança, e que estejam interessados em desenvolver ou melhorar as práticas de análise de negócios em sua organização como meio de aumentar o alinhamento entre estratégia de negócios e iniciativas de mudança. Principalmente projetos de TI. 
  • Vários profissionais exercem atividades de análise de negócios no seu dia a dia, entre eles: analistas de negócio, gerentes de projetos, analistas de sistemas, analistas de processos, analistas de qualidade, gerentes e coordenadores de TI, profissionias que atuam em PMO ou em áreas de negócio com alto grau de interação com áreas de TI. 
  • O evento é programado considerando a participação aproximada de 180 profissionais.
Descrição do evento

Empresas pioneiras na adoção de práticas de Análise de Negócios são convidadas a apresentar uma palestra de aproximadamente 50 minutos para compartilhar com o mercado a forma como vêm trabalhando esta disciplina.

Durante os intervalos de café, almoço e em dinâmicas, os conferencistas também têm a oportunidade de trocar experiências e promover o network profissional. 

Edições anteriores

Veja como foi o evento em 2012, 2013 e 2014.

Próxima edição

5a Conferência de Análise de Negócios do IIBA SP

Data: 15 de maio de 2015 das 8:30 às 17:30hs

Local: Auditório Romeu Landi, do Edifício Mario Covas, na Poli-USP

Avenida Professor Luciano Gualberto, 380 - Butantã São Paulo - SP

Para participar acesse a página oficial do evento e faça sua inscrição.

Parceiros

Apoio educacional
  • Fundação Vanzolini
  • Engenharia de Produção da POLI

Palestrantes
  • Porto Seguro
  • Prefeitura de Guarulhos
  • Albert Ainstein
  • BlueSoft
  • Latin Sports
Patrocínio

Venha patrocinar nosso evento.

O público participante é altamente selecionado e formador de opinião sobre ferramentas, metodologias e capacitação profissional em empresas dos mais diferentes nichos de mercado, tanto público quanto privado. Divulgar sua marca em um evento do IIBA® é posicionar-se como uma empresa pioneira na divulgação de uma tendência internacional que é a Análise de Negócios.

Veja as opções para patrocinadores.

Para mais informações sobre a conferência escreva para fabricio.laguna@saopaulo.iiba.org

Pesquisa salarial

O IIBA SP conduz uma pesquisa junto a todo o mercado nacional sobre quanto ganham os profissionais praticantes da Análise de Negócios.

O resultado das pesquisas são divulgados no Portal nacional IIBA.BR.

Confira o resultado das últimas pesquisas Tradução do Guia BABOK

A tradução do guia de Análise de Negócios foi fruto do trabalho liderado pelo Capítulo paulista do International Institute of Business Analysis (IIBA); nova versão facilitou acesso aos conceitos que regem a atividade dos Analistas de Negócios, profissionais que estudam os problemas e oportunidades de negócios e recomendam soluções; o Guia está disponível em versão digital e impressa.

Segundo Fabrício Laguna, gerente deste projeto de tradução, 16 pessoas de todo o Brasil participaram do processo de tradução para o português do BABOK®2.0. “Éramos 2 tradutores, 12 revisores, uma coordenadora e uma revisora de português”. Graças à participação desta última profissional, Marina Mello, o BABOK®2.0 já nasce em conformidade com as novas regras da Língua Portuguesa.  

Suzandeise Thomé, presidente do IIBA SP à época, destaca que algumas pessoas se dedicaram de forma especial.  “É o caso de Claudio Brancher Kerber, que traduziu a vasta maioria do BABOK antes do texto ser entregue aos revisores e, além disso, criou um aplicativo para discussão virtual da tradução de cada termo chave para o português. A ferramenta criada por  Kerber permitiu que trabalhássemos em grupo de forma eficaz sem, no entanto, jamais termos nos encontrado face a face”. 

O IIBA SP, em nome de toda a comunidade de Análise de Negócios em língua portuguesa, agradece aos voluntários que tornaram este trabalho possível:

Tradutores:
  • Claudio Brancher Kerber (Coordenador da tradução)
  • Flávio Augusto Serra Kauling
Revisores da Análise de Negócios:
  • Alfonso José Izarra Molina, MBA
  • Aline Vicente So
  • Cárin Cristina Orsi Duarte, PMP
  • Celso Luiz Bicca
  • Fabrício Costa Moraes, MSc
  • Fabrício Laguna, MBA, CBAP, PMP
  • Fernando Carvalho, MSc
  • Marcelo Menezes Neves
  • Rafael Oliveira Cardoso
  • Suzandeise de Almeida Inácio Thomé, MSc, CBAP
  • Tatiana Pereira
  • Judith Pavón, PhD
Revisão do gramatical, sintática e ortográfica:
  • Marina Mello
Coordenação Geral:
  • Ana Teresa Sant´Anna Laguna, PhD
Gerencia do Projeto:
  • Fabrício Laguna, MBA, CBAP, PMP
Veja como ter acesso ao Guia BABOK em Português Participação nas redes sociais

O IIBA SP modera o fórum de discussão AN-BR no Google Groups. Este fórum conta com a participação de mais de 2000 praticantes de análise de negócios que compartilham frequentemente suas experiências e auxiliam-se mutuamente para o amadurecimento da profissão.

Faça parte do Grupo AN-BR

Para postar mensagens as únicas regras para não ter seu acesso bloqueado no grupo são:

  • O autor deve estar identificado como uma pessoa física.
  • Os assuntos postados devem ser de temas relevantes aos praticantes da Análise de Negócios.
  • Anúncios de cursos ou eventos devem ser entitulados com a tag [Anúncio] antes do título.
  • Seguir regras de etiqueta, respeito e educação para com os demais participantes.

Além do AN-BR, o IIBA SP também está presenta nas principais redes sociais: